sábado, janeiro 08, 2022

A NAVALHA DE OCAM

 

A NAVALHA DE OCAM
William Guilherme de Ocam (1285 - 1349)


Princípio: Entidades não devem ser multiplicadas desnecessariamente


Este princípio orientador para o desenvolvimento de ideias científicas diz que você deve preferir a explicação mais simples que se enquadrem os fatos.


William Guilherme de Ocam foi um filósofo e teólogo de Ocam (ou Ockham, Occam), vilarejo cerc de 40 km a sudoeste de Londres. Estudou em Oxford, onde lecionou de 1317 a 1319, grande centro franciscano de estudos. William Guilherme se tornou o líder de uma escola filosófica chamada de nominalismo. Uma navalha filosófica é uma ferramenta usada para eliminar opções improváveis num conjunto, em determinada situação. A de Ocam é o exemplo mais famoso, de vital importância na filosofia da ciência.


"Em nossos tempos, a regra tem sido interpretada como significando que, frente a duas teorias concorrentes que predizem as mesmas coisas, aquela que for mais mais simples será melhor. Em outras palavras, é mais provável que seja correta a explicação que exija o menor número de hipóteses. O conselho dado para que programadores de computador mantenham seus programas simples, popularmente conhecido por KISS - Keep It Simple, Stupid (mantenha as coisas simples, seu tolo), segue a mesma linha. Mas tembém devemos prestar atenção a Einstein: 'Tudo deve ser tornado o mais simples possível, porém não mais simples que isso" (VERMA, Surendra. Ideias Geniais. Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2014; p.19).


Comparando a Teoria da Criação com a complexa Teoria da Evolução, esse princípio filosófico na ciência não é usado. Por que?




"A graça do Senhor Jesus seja com todos" (Ap 22.21)




Otoniel Medeiros
Parnamirm - RN, 08 de janeiro de 2022

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bom, Mestre e Pastor Otoniel

Sim disse...

Obrigado! Um grande abraço amigo.