quinta-feira, julho 14, 2011

PROFECIA HOJE?

Otoniel M. de Medeiros

A profecia na prática da Igreja vejo como um cumprimento profético de Joel 2.28-29, sobre as promessas e efusão do Espírito: “28  E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. 29  E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.”

Esta profecia cumpre-se em:

a)      Atos 2.1-4: “1 E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; 2  E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 3  E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. 4  E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”

b)      Atos 2.17-18:  “17  E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos; 18  E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;”

PROFETAS NA IGREJA

                O profeta, agora na dimensão do dom, sempre esteve presente na atividade da Igreja, exemplos:

a)      Atos 13.1:   “E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo.”

b)      Atos 15.32: “Depois Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram e confirmaram os irmãos com muitas palavras.”

c)     Atos 21.8-9:  “8  E no dia seguinte, partindo dali Paulo, e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. 9  E tinha este quatro filhas virgens, que profetizavam.”

EXEMPLOS CLAROS DE PROFECIAS NA IGREJA

                Observemos a clareza, precisão e cumprimento destas profecias:

a)  Atos 11.27-28: “27  E naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia. 28  E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César.”

CUMPRIMENTO PROFÉTICO - Atos 11.29-30: “29  E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia. 30  O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de Saulo.”

b)      Atos 21.10-11: “10  E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo; 11  E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios.”

CUMPRIMENTO PROFÉTICO - Atos 21.33:  “Então, aproximando-se o tribuno, o prendeu e o mandou atar com duas cadeias, e lhe perguntou quem era e o que tinha feito.”

CONCLUSÃO

                Vivo algumas inquietações com ocorrências de prováveis línguas, línguas estranhas, interpretações e/ou profecias. Parece que ocorre muita banalização.

                Deus, não querendo agredir ninguém, oro te pedindo discernimento; em nome do Senhor Jesus, na orientação do Espírito Santo,  amém.

A graça do Senhor Jesus Cristo seja com todos nós.

Otoniel M. de Medeiros

Nenhum comentário: