sábado, outubro 05, 2013

A IGREJA EXISTE PARA QUÊ?


 
O QUE É A IGREJA

A igreja é a comunidade dos que têm:

a) Plena consciência do pecado - Rm 3.23: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;”
b) Certeza de que já estão mortos - Ef 2.1: “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,”
c) Convicção de viver pela fé – Rm 1.17: “Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.”
d) Recepção à graça de Deus - Ef 2.8:  “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.”

Pela fé e pela graça, tornam-se:

a) Ovelhas do Senhor Jesus – Jo 10. 27: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem;”
b) Salvos eternos: - Jo 10.28: “Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.”
c) Selados com o Espírito Santo – Ef 1.13: “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa..”

Calvino: “Se Deus é o nosso pai, a igreja é a nossa mãe.” Este pensamento nos remete para Gl 4.26-27, que é uma citação de Is 54.1

PROPÓSITOS DA IGREJA

Segundo N. T. Wright, a igreja existe principalmente para cumprir dois propósitos intimamente relacionados: adorar a Deus e trabalhar pelo estabelecimento do seu reino no mundo.

Adoração

Hb 12.28: “Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor.”
A adoração sustenta a comunhão. Na igreja a diversidade dá lugar a unidade. A unidade gera a diversidade. Jesus: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (Jo 20.21); a igreja existe em função do que chamamos de “missão”, ou seja, anunciar ao mundo que Jesus é o Senhor. Missão (envio) é a razão de ser da igreja.

O Reino de Deus

Na era presente, foi estabelecido por Cristo, mas apenas nos corações dos nascidos de novo em Cristo Jesus (Lc 17.21; Rm 14.17). O Reino está chegando (Hb 12.28)

Há dois momentos bíblicos singulares que aproximam o Reino de Deus das experiências humanas:

1. Mt 16.28 – Uma palavra profética do Senhor sobre a transfiguração que se cumpre em Mt 17.1-8.
2. Mt 26.29 – Outro grande momento onde novamente o Senhor cumpre esta palavra nos quarenta dias pós-ressurreição com os deus discípulos (At 1.4; 10.41).

ENDIREITANDO O MUNDO

O mundo presente está avariado e em processo de restauração, portanto, não podemos permitir que os detalhes nos desviem do foco. A criação está sob os cuidados das criaturas a imagem de Deus. A nova criação ficará sob a administração dos renovados a imagem do Criador.

A igreja exercendo os propósitos de adorar a Deus e trabalhar pelo estabelecimento do seu reino no mundo, traz também uma missão para o mundo espiritual conforme Ef 3.10: "Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus,"   

II Co 13.13:  “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.”

A paz e sempre na paz,

Otoniel M. de Medeiros


Nenhum comentário: