Otoniel Marcelino
de Medeiros
"E criou Deus
o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou" (Gn 1.27) .
INTRODUÇÃO
Deus cria do nada pela ação do seu amor
todas as coisas na sequência: no primeiro dia (Gn1.1-5) a luz; no dia seguinte
(Gn 1.6.-8) fez a expansão (céu) separando as águas superiores e inferiores; no
terceiro dia criativo (Gn 1.9-13); fez aparecer a porção seca (terra), definiu
os mares e na terra a vida vegetal começa a brotar; os estabelecimento dos
astros celestes é o quarto dia (Gn 1.14-19); as água e os ares são preenchidos
com a vida pelos seres das águas e pelas aves, trazendo o quinto dia (Gn
1.20-23); o sexto dia é áureo porque nele Deus cria a família, macho e fêmea
(Gn 1.27).
O Salmo 19.1, poeticamente canta a
beleza da criação divina: "Os céus declaram a glória de Deus
e o firmamento anuncia a obra das suas mãos."
A família faz parte do projeto maior de
Deus, é um ato criativo que passa pelos toques das suas mãos, o Senhor Jesus
participa a execução do projeto de Deus Pai, o Espírito Santo é Mantenedor da
realidade criativa de Deus.
A família é o ponto máximo da criação
de Deus, criada pelo toque preciso das suas mãos, e como toda a criação, a
família foi criada num estado "que era muito bom" (Gn 1.31).
O TRAUMA DO PECADO
O homem era essencialmente vegetariano
(Gn1.29) e os animais, herbívoros (Gn1.30), foram criados ecologicamente
corretos. A família como os demais animais, eram condicionados a multiplicação,
portanto era um estado intermediário, em
relação ao que havemos de ser na dimensão ressurrecta (I Ts 4.13-18), mais
"evoluídos" do que o nosso estado hodierno. O homem não evoluiu, mas
regrediu. Vivemos hoje uma deformação espiritual, moral e física.
Numa eternidade futura, os salvos em
Cristo Jesus, na dimensão de corpos glorificados, estará pleno tanto
quantitativamente como qualitativamente, como os anjos: "Porquanto, quando
ressuscitarem dentre os mortos, nem casarão, nem se darão em casamento, mas
serão como os anjos que estão nos céus" (Mc 12.25).
No jardim do Éden a família tinha a
opção da árvore da vida (Gn 3.22) para viver ou escolher a árvore do
conhecimento do bem e do mal, para a
morte (Gn 2.17). A morte foi escolhida e retransmitida a todos:
"Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a
morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos
pecaram" (Rm 5.12). Um mistério é em relação aos anjos, que apenas
uma parte tornou-se rebelde aos propósitos de Deus. A condição de geração de
semelhantes, não ocorrendo com os seres angelicais, nos dá uma aparência deste
"repasse" pecaminoso. E a idéia que temos é de uma criação já
quantitativamente plena de anjos. Os humanos estão todos em pecados: "Porque todos pecaram e destituídos
estão da glória de Deus" (Rm 5.23). Há uma intrínseca relação da
natureza pecaminosa humana na questão da concepção de um novo ser: "Eis
que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe" (Sl
51.5).
Concluímos que a humanidade, numa atitude
familiar, foi amorosamente criada por Deus, num contato pessoal, podendo
escolher a vida ou a morte, e desastrosamente escolheu a morte. Fez opção pela
decadência espiritual e material, optou pela inversão de valores. Houve a
necessidade da família ser submetida a prova de resistir ao conhecimento do bem
e do mal, infelizmente foi vencida. A partir daí não mais poderia participar da
árvore da vida, para não viver eternamente em pecado, Deus providencia um único
recurso de salvação: O Senhor Jesus Cristo (Gn 3.15).
Com o pecado o mundo em todos os níveis
foi afetado, a terra passou a ser maldita, o trabalho assumiu o peso da dor, a
natureza passou a ser agressiva, sofrendo também a morte termodinâmica, com o
desgaste crescente, a natalidade passou a ter a dimensão da dor, a verocidade
passou a ser a característica animal, deu-se o início humano para resolver os
problemas na improvisação e os crimes começaram a surgir no ambiente familiar
(Gn 3; Gn 4).
O nosso mundo, toda essa cruel
realidade que vivemos é conseqüência opcional humana pelo pecado, de uma
sociedade principada por Satanás, que já está julgado (Jo 16.11), tendo levado
as famílias a um distanciamento de Deus com profundas infelicidades humanas.
A árvore da vida tem um único caminho,
em Gn 3.24 temos: "E havendo lançado fora o homem,
pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava
ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida."
O versículo não fala em caminhos, o caminho.
Para voltarmos ao estado inicial de comunhão com Deus há apenas um caminho,
claro que é o Senhor Jesus Cristo, e ele mesmo deixa a questão muito clara: "Disse-lhe
Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por
mim" (Jo 14.6).
O casamento é uma união de tal
profundidade que os dois se tornam uma carne só (Gn 2.24). O apóstolo destaca a
seriedade do casamento: "Porque o marido é a cabeça da
mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador
do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também
as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas
mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a
apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa
semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas
próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a
si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e
sustenta, como também o Senhor à igreja; Porque somos membros do seu corpo, da
sua carne, e dos seus ossos. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se
unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o,
porém, a respeito de Cristo e da igreja. Assim também vós, cada um em
particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o
marido" (Ef 5.23-33).
DEUS CONVIDA
FAMÍLIAS PARA DESAFIOS
Deus sempre tem interferido na história
humana usando famílias para o bem comum da humanidade.
·
Para
a administração ecologicamente
sustentável, convidou a família Adão e Eva. Infelizmente falharam.
·
Noé
com a família, a Bíblia diz "divinamente avisado das coisas que ainda não
se viam temeu, e, para a salvação da sua família, preparou a arca, pela qual
condenou o mundo, e foi herdeiro da justiça que segundo a fé" (Hb 11.7).
Noé com a família cumpriu a missão.
·
Abraão
com Sara também sendo chamados por Deus para cumprirem a missão da vida e da
bênção continuada para todas as gerações do povo de Deus, combateu o bom
combate.
·
Deus
também escolheu José e Maria para encarnar o Verbo, Jesus o Senhor dos
senhores; e por intermédio dessa família beneficiando todo o gênero humano, o
Verbo se fez carne entre os homens e hoje o Espírito Santo na composição da
Igreja sela os que crêem em Jesus para o dia da redenção (Ef 1.13), mantém
entre nós o ministério da consolação.
Deus sempre escolhe famílias para
determinadas missões e toda a composição
familiar, pais e filhos são responsáveis em conjunto e individualmente
pelo bom desempenho para os reais e
nobres objetivos sejam alcançados. Dentro desta visão qual o desafio para a
nossa família?
UM PARÂMETRO
FAMILIAR INDISPENSÁVEL
Pelo fato de Maria ter sido
engrandecida pelo Senhor (Lc 1.46) o ambiente familiar do casal não conflitava
com determinações de Deus do amor e da submissão (Ef 5.23-33). O lar deve ter a
presença paterna de definições de liderança, no amor. Mesmo Maria engrandecida por
Deus, para se refugiarem no Egito o anjo do Senhor apareceu a José em sonho (Mt
2.13) o que providenciou a referida fuga das atrocidades de Herodes. O retorno
para a Galiléia teve também o mesmo princípio (Mt 2.20-23).
Hoje há um reconhecimento social generalizado
das imposições de limites que os pais devem definir nos seus lares para o bom
encaminhamento dos filhos para a vida; no respeito humano e na dignidade de
vida.
CONCLUSÃO
O Senhor Jesus: "e ele converterá
o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu
não venha, e fira a terra com maldição" (Ml 4.5). Temos como família, a
grande responsabilidade diante de Deus, mantermos a nossa família equilibrada
em todas as dimensões da vida para o bem geral da sociedade, também.
As pessoas devem ser preparadas para a
vida, como Jacó, no livro de Gênesis, lançou-se em busca do valores humanos,
mas com a sensibilidade de família e o compromisso com Deus (Gn 28.10-17).
Que a graça do nosso Senhor Jesus continue crescente em cada
uma das nossas famílias.
Otoniel Marcelino de Medeiros
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