“Por isso também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.” (Fp 2.9-11)
1. Cristo Exaltado na Glória
Depois de cumprir perfeitamente a obra redentora na cruz e triunfar sobre a morte na ressurreição, Jesus foi elevado ao mais alto lugar. A sua humilhação (kenosis) foi seguida pela sua exaltação. Ele ascendeu aos céus, está à destra do Pai e reina em glória (At 2.33; Hb 1.3). Sua exaltação é a garantia de que a sua obra está completa e de que o seu sacrifício foi aceito diante de Deus.
2. O Senhorio de Cristo
Jesus não é apenas Salvador, mas também Senhor. O mesmo que deu a vida é aquele que governa todas as coisas (Mt 28.18; Ef 1.20-22). Seu senhorio é universal, eterno e incontestável. Diante dEle todos os joelhos se dobrarão, não apenas por imposição, mas por reconhecimento de sua majestade. A confissão de fé “Jesus Cristo é o Senhor” é central para a vida cristã (Rm 10.9).
3. A Redenção em Cristo
4. Amor de Deus e Unidade no Espírito
Toda a criação geme aguardando a redenção plena (Rm 8.21-23). Em Cristo, Deus reconciliou consigo todas as coisas, “fazendo a paz pelo sangue da sua cruz” (Cl 1.20). Nele a humanidade encontra não só perdão, mas também restauração, esperança e vida eterna. A exaltação de Cristo é a certeza de que a vitória sobre o pecado e a morte é definitiva.
O plano da exaltação de Cristo é fruto do amor eterno do Pai, realizado na obra do Filho e aplicado pelo Espírito Santo. A Trindade age em perfeita unidade na história da salvação. O Espírito Santo conduz os crentes a confessarem o senhorio de Cristo (1Co 12.3) e a viverem para a glória de Deus Pai, em comunhão com o Filho e em santificação contínua.
5. Aplicação Cristocêntrica e Evangelística
- Reconhecer Jesus como Senhor significa entregar a vida a Ele, obedecer e viver para sua glória.
- A exaltação de Cristo convida o pecador a crer nEle, pois somente no Senhor exaltado há salvação (At 4.12).
- O cristão é chamado a proclamar o senhorio de Cristo em palavra e vida, testemunhando ao mundo que o Reino de Deus já está presente.
6. Louvor e Adoração
Diante do Cristo exaltado, a única resposta adequada é o louvor. O céu inteiro o adora: “Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças” (Ap 5.12). A Igreja na terra se une a esse coro, proclamando que Jesus reina e voltará em glória.
Conclusão
A exaltação e o senhorio de Cristo nos conduzem a uma vida de fé, de entrega e de adoração. O Pai o exaltou, o Espírito Santo o revela, e nós, como Igreja, proclamamos: Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai!
Graça e paz.
Otoniel Medeiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário